sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Movimento Literário Barroco: Texto 3 - Sermão de Santo Antônio aos Peixes de Padre Antônio Vieira

*O Sermão:

Vos diz Cristo, Senhor nosso, falando com os pregadores, sois o sal da terra: e chama-lhes sal da terra, porque quer que façam na terra o que faz o sal. O efeito do sal é impedir a corrupção; mas quando a terra se vê tão corrupta como está a nossa, havendo tantos  nela que têm ofício de sal, qual será, ou qual pode ser a causa desta corrupção? (...) Enfim, que havemos de pregar hoje aos peixes? Nunca pior auditório. Ao menos têm os peixes duas boas qualidades de ouvintes: ouvem e não falam. Uma só cousa pudera desconsolar o Pregador, que é serem gente os peixes que se não há-de converter. Mas esta dor é tão ordinária, que já pelo costume quase se não sente (...) Suposto isto, para que procedamos com clareza, dividirei, peixes, o vosso sermão em dois pontos: no primeiro louvar-vos-ei as vossas atitudes, no segundo repreender-vos-ei os vossos vícios. (...)

Fonte: http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/resumos_comentarios/s/sermao_de_santo_antonio_aos_peixes [Fragmentado] - Acesso em 30 de Setembro de 2016

 
*A Análise:
 
 
Um dos sermões de Padre Antônio Vieira é o Sermão de Santo Antônio que foi criado no ano de 1654. Essa obra é considerada uma alegoria. Nesse sermão são encontradas muitas figuras de linguagem. Ele também critica a prepotência dos grandes, que, como peixes, vivem do sacrifício de muitos pequenos, os quais "engolem" e "devoram". O alvo são os colonos do Maranhão, que no Brasil são grandes, mas em Portugal "acham outros maiores que os comam, também a eles".

Aluno: João Victor Menegatti - Turma C 

 

12 comentários:

  1. Muito importante analisar este fragmento do Sermão escolhido, como Padre Antônio Vieira utiliza muita figura de linguagem como a Metáfora. Algo bem óbvio é a utilização do nome de Deus, até porque, estamos se tratando de um sermão escrito por um Sacerdote da Igreja Católica. Uma coisa que me chama a atenção é que bem dá para se notar o quão observador e detalhista é o autor. E que dá para retratar muito a corrupção nesta época, lembrando que Padre Antônio Vieira é um autor muito reconhecido e famoso, existente no início do Movimento Literário Barroco, corrupção essa retratada que só veio agravando e evoluindo, como vemos nos dias de hoje. É um texto com uma linguagem bem utilizada na época e no momento que se vivia, pois vivia-se uma mudança na literatura entre ambos os sentido pela forma estrutural, gramatical e pelo contexto em que se vivia os principais autores do Movimento Barroco.

    ResponderExcluir
  2. No texto do Padre Antônio Vieira e na análise feita pelo João Victor menegatti , podemos perceber que ambos tentam passar a idéia de que "pessoas importantes " dependem de muitas pessoas " menos importantes" para continuarem com esse status e mesmo assim sempre tentam diminuir e calar a maioria trabalhadora e injustiçada . E isso é um retrato do cenário atual , em que trabalhadores não são valorizados justamente e suas condições de vida e de trabalho são péssimas .

    ResponderExcluir
  3. Na análise feita pelo Joao Victor Menegatti, ele diz que o texto é uma alegoria, bem provável, já que o texto utiliza figura de linguagens e pela época que isso acontece se percebe pela linguagem escrita no texto, como Jhonata disse, óbvio a utilização do nome de Deus por estar se tratando de um Sermão que tinha grande qualidade como orador.

    ResponderExcluir
  4. Como nosso companheiro de equipe retratou no comentário do texto. O texto traz uma linguagem metáforica, trazia bem o assunto da corrupção da época bem parecida com os dia de hoje.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. O texto de Vieira, datado do século XVII, traz uma inquietante contemporaneidade, pois seus temas principais são a ganância humana e a corrupção da sociedade, assuntos bem presentes no nosso dia a dia . Por meio de uma linguagem finamente elaborada e com figuras de linguagens como a metáfora .Vieira nos faz refletir sobre os desafios da sociedade de seu tempo, nos ajudando também a pensar sobre a realidade em que vivemos.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Achei bem interessante a análise e o texto. Podemos destacar o uso de trechos bíblicos para reforçar o sermão que o autor quer passar, que aborda também um pouco de corrupção.

    Marcos Paulo

    ResponderExcluir
  11. Pessoal, não basta citar que no texto tem figuras de linguagem. É preciso dizer quais são essas figuras, explicá-las e apontar os trechos em que elas se encontram. Cuidado com a escrita. Ainda há problemas nos textos de vocês.

    ResponderExcluir
  12. Ninguém falou sobre o conceptismo até agora.

    ResponderExcluir

Obrigado Por Comentar!

Inspiratura Brasileira